Eu me lembro exatamente do dia em que registrei esse momento da minha mãe fazendo carinho no meu pai, que já estava enfrentando um estágio agressivo do câncer.
Eu lembro que ali, observando essa cena, me deparei com o amor na sua plenitude. Bati a foto pra registrar esse momento na esperança de me lembrar desse sentimento no futuro. Hoje, vi essa foto e todas as lembranças vieram a tona. Longe de mim romantizar o sofrimento ou a doença. Não é sobre isso.
A minha mãe teve o privilégio de abdicar de tudo para cuidar do meu pai durante os 8 meses que enfrentamos o câncer.
Ela tentava esconder de mim as notícias ruins que os médicos traziam sobre o quadro do meu pai. Na época, quando me dei conta de que não tinha mais jeito, lembro de ter ficado muito brava por não ter sabido da verdade à tempos antes. Eu achava que saber antes ia me ajudar a lidar com a terminalidade. Engano meu.
A minha mãe, nessa época, emagreceu quase 15kg. Acho que o estresse, a preocupação, os medos, o cansaço, as angústias, o esforço físico de carregar o meu pai e dar banho nele, e tantos outros sentimentos que ela guardou pra ela, contribuíram para isso.
O câncer faz isso. Impacta todos os que estão a sua volta, e não só o paciente oncológico. Muda a nossa rotina, os nossos hábitos e o nosso olhar para a vida. Pelo menos, foi assim com a gente.
A minha mãe esteve ao lado do meu pai o tempo todo. De forma muito sensível e carinhosa, ela me ensinou o que são os cuidados paliativos na prática. Sem dizer uma palavra, só pelo ato.
Lembro que, horas antes dele vir a óbito, ela me disse que não aguentava mais e perguntou se eu podia permanecer ali, com meu pai até o seu fim. Isso, pra mim, foi uma das maiores demonstrações de coragem e sabedoria.
Quantas vezes sabemos reconhecer a hora de parar? A hora de soltar e seguir outro caminho? Quantas vezes temos coragem de admitir os nossos limites sem nos preocupar com o que os outros vão pensar?
Entender a importância dos cuidados paliativos é uma das maiores provas de amor, seja pelo outro ou o próprio. E eu sou grata por ter tido esse exemplo dentro de casa 💚
#cancer #oncologia #oncolifecare #tratamentodocancer