Os indicadores de diversidade são utilizados, não só para diagnosticar os impactos das iniciativas, mas também, para mapear oportunidades, áreas de risco e estabelecer prioridades e metas nas empresas.
Constituir esses indicadores de diversidade é importante, porque colabora para o levantamento e a análise de dados, que permitem a clara visualização dos resultados das ações implementadas. Além disso, somente por meio de dados sólidos, é possível enxergar o retorno financeiro do investimento e garantir o uso assertivo dos recursos destinados à Diversidade e Inclusão.
Métricas positivas são capazes de demonstrar equidade no ambiente corporativo, mas, mais do que isso, promover o engajamento de colaboradores e liderança a caminho de uma cultura empresarial mais inclusiva.
A percepção das empresas brasileiras sobre a diversidade
Uma pesquisa publicada, em dezembro de 2021, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), revelou que a maior parte das empresas brasileiras está preocupada em ampliar a diversidade entre seus colaboradores. No entanto, ainda enfrentam desafios para promover uma real inclusão de grupos marginalizados no ambiente corporativo, preparar um ambiente de trabalho acolhedor, reter e desenvolver talentos.
Isso porque, a cultura de igualdade dentro das empresas ainda é muito ausente. Um ambiente que tem em seu mindset a cultura de igualdade instaurada, é capaz de estimular e impulsionar a diversidade, através de uma mentalidade inovadora, que proporciona diversos benefícios, como times mais engajados e, consequentemente, aumento do faturamento.
Segundo o estudo da OIT, hoje, os grupos melhor representados nas empresas são:
LGBTQIA+ (45,54%);
negro (32,52%);
população de baixa renda (30,77%).
Na outra ponta, os grupos com menor representação no ambiente corporativo são:
pessoas egressas do sistema penitenciário (99%);
migrantes (96,36%);
transexuais (93,33%).
Diante desse cenário, você sabe mensurar a Diversidade e Inclusão da sua empresa? Veja, a seguir, 10 indicadores de diversidade para implementar no seu empreendimento!
Representatividade
Percentual de colaboradores de grupos monitorados em comparação com benchmarking (processo de busca de melhores práticas de gestão) da empresa, do mercado de trabalho ou do setor em questão.
Essencial para identificar grupos que estão sub-representados na organização, geralmente como resultado de preconceitos, estereótipos ou discriminação (consciente ou inconsciente) em todo o ciclo de vida do funcionário.
Recrutamento
Compara o número de candidatos de grupos monitorados para posições em aberto com o potencial de candidatos de grupos monitorados ou sua representação no mercado de trabalho. Útil para identificar barreiras à entrada de diferentes grupos, problemas de pipeline e vieses no recrutamento.
Seleção
Acompanha a nomeação de indivíduos de grupos monitorados em comparação com nomeações de colaboradores que não fazem parte do grupo monitorado. Vantajoso para identificar vieses nas avaliações e seleções.
Desenvolvimento
Monitora movimentações laterais, planejamento de treinamentos e outras participações no aprendizado e desenvolvimento dos grupos monitorados.
Retenção (job tenure)
Compara o tempo de serviço de grupos monitorados com o tempo médio de serviço de toda a força de trabalho ou dos membros do grupo dominante. O objetivo é identificar grupos que possam estar menos satisfeitos com seu local de trabalho e menos comprometidos com a organização, bem como grupos com maior probabilidade de turnover.
Promoção
Monitora o número de promoções concedidas a indivíduos de grupos monitorados em comparação com promoções a indivíduos que não são membros de um grupo monitorado.
Recompensas
Analisa comparativamente recompensas (financeiras e não-financeiras) obtidas por indivíduos de grupos monitorados com aquelas recebidas por indivíduos que não são membros de um grupo monitorado.
Engajamento
Compara a pontuação de engajamento de funcionários de grupos monitorados com pontuações relatadas por indivíduos que não são membros de um grupo monitorado. Eficiente para identificar se determinados grupos de colaboradores estão enfrentando níveis mais baixos de satisfação e engajamento em comparação com outros.
Uma diferença drástica nas classificações de engajamento entre os diferentes grupos pode ser indicativa de mentalidades tendenciosas e práticas que favorecem um grupo de funcionários em detrimento de outros. É importante que se tenha surveys bem estruturadas e que sejam capazes de identificar falhas de diversidade e inclusão.
Entrevistas de desligamento
Consiste em uma entrevista realizada com um funcionário prestes a deixar uma organização, normalmente para discutir as razões de saída voluntária e a experiência de trabalhar para a organização.
A partir de diversos dados coletados, pode-se elaborar relatórios que quantifiquem as razões mais relatadas e, assim, planos de ação podem ser planejados e executados posteriormente.
Employer branding
Comparar a qualidade e a força da sua marca empregadora entre diferentes grupos, sinalizando barreiras na atração e processos de recrutamento.
Os indicadores de diversidade são peças-chave para que você comece a mensurar os dados de diversidade na sua empresa e, a partir daí, consiga aplicar ações efetivas para ampliar a inclusão.
Fonte: Empreenda com Êxito