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Diversidade e inclusão além do marketing

Nayara Mota

Nayara Mota

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A Diversidade e a Inclusão (D&I) estão sendo cada vez mais abordadas no ambiente corporativo. Não é à toa, uma vez que proporcionam uma grande melhora no clima organizacional: ideias mais inovadoras, aumento no faturamento e um destaque na imagem corporativa.

Segundo o relatório da Mckinsey and Company, companhia referência global em estratégia empresarial, as empresas com diversidade de gênero em suas equipes executivas – onde a maior parte das decisões estratégicas e operacionais são tomadas – eram 15% mais propensas a ter uma rentabilidade acima da média do que as outras. De acordo com os dados de 2017, esse número aumentou para 21%.

Além disso, a forma de consumir tem mudado a cada nova geração. Segundo a consultoria OC&C, as gerações Z e Alpha, que são as pessoas nascidas a partir de 1995, se preocupam muito mais com as questões socioambientais, do que as gerações anteriores. Essa mudança de consciência reflete no consumo, assim, acabam buscando por produtos e serviços de empresas que têm responsabilidades nesses quesitos.

Uma pesquisa da DoSomething Strategic mostrou que mais de 75% dos jovens da Geração Z compraram ou considerariam comprar um produto de uma marca que apoia causas em comum. Eles também estão dispostos a boicotar marcas. Mais de 65% deixariam de comprar ou apoiar uma marca que não tivesse os mesmos valores, segundo a pesquisa.

Diante disso, é fundamental que os atuais líderes provoquem mudanças significativas na cultura organizacional das companhias para alavancar o potencial competitivo e fazer a diferença no mercado como um todo. Uma dessas mudanças é implementar a diversidade.

A implementação deve ir muito além do discurso e do marketing nos dias comemorativos, nos meios de comunicação e nas redes sociais, deve se tornar uma prioridade estratégica da companhia para garantir que a diversidade seja parte da cultura organizacional, dando oportunidade para que pessoas diversas componham todos os cargos da empresa, inclusive os de liderança.

Os líderes devem estipular metas para atingir objetivos de diversidade sexual, equidade de gênero, equidade etnico-racial e inclusão de pessoas com deficiência e, para isso, seguem algumas dicas de ações que podem ser realizadas dentro do ambiente corporativo:

– Faça um censo para avaliar a quantidade de mulheres, negros, grupo LGBTQIA+, indígenas e pessoas com deficiencia, na sua empresa. Faça, também, uma métrica de quais cargos ocupam.

– Promova treinamentos e campanhas de conscientização.

– Ofereça licença maternidade e licença paternidade. Inclua casais do mesmo sexo e casos de adoção. Além disso, ofereça treinamento e orientações sobre o nascimento e os cuidados com os filhos, ressaltando a importância da divisão de tarefas.

– Estabeleça protocolos para apoiar colaboradores que enfrentam situações de violência doméstica.

– Traduza os seus produtos e serviços em braile e libras, e acrescente legendas em vídeos e textos alternativos.

– Adote o uso do nome social para pessoas transexuais. Ofereça benefícios de saúde a casais LGBTQIA+.

– Impulsione oportunidades de trabalho e renda para pessoas transexuais.

A promoção da diversidade e inclusão na cultura da empresa, garante, não só, maior rentabilidade dos lucros, vantagem competitiva no mercado, relevância e visibilidade entre os consumidores, como impacto social positivo, gerando cada vez mais oportunidades para todas as dimensões da diversidade e contribuindo para um mundo cada vez mais igualitário.

Fonte: Empreenda Êxito

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