Hoje, completam 7 anos do falecimento do meu pai pelo câncer. E quando me lembro de tudo que vivi na madrugada desse dia, lá em 2017, eu me pergunto: como eu consegui? Se fosse pra comparar, eu diria que acompanhar alguém em seu leito de morte supera todas as aventuras radicais que já vivi.
Respirei fundo, não pensei muito e comecei a pedir, ou quase implorar, pra ele descansar. Tava na hora. Enquanto ele me olhava com esse mesmo olhar do da foto, eu dizia que estava tudo bem. Que eu e a mamãe iríamos ficar bem. Que ele ficaria bem. Mas ele não foi. Óbvio, as coisas não são do jeito que a gente quer. Mas eu preferia que ele tivesse ido, seria mais fácil pra mim. Então, fui eu que tive que dizer “tchau” e ir embora dali.
Algumas pessoas estavam comigo nesse dia e viram o meu pai partir por mim.
A morte tem muitos significados: ela é recomeço. É o fim. A certeza. O encontro com o Divino. É o dia do juízo final. Mas pra mim, ela é a coragem em estar vivo.
Nesse dia em específico, a Gabi (@mottagabis) tava comigo e foi a minha maior fonte de coragem (ela deve tá até cansada de me ouvir dizer isso).
Depois que ele faleceu, a equipe funerária chegou pra levar ele pra SP (estávamos em Tatuí). O hospital liberou o corpo, mas esqueceu de mandar alguém pra retirar. Então, quem retirou fomos nós duas. Isso, poucas pessoas sabiam, até hoje.
Eu tô contando isso, pq eu sei que se fosse ao contrário, o pai da Gabi no lugar do meu, eu não ia conseguir ajudar. Hoje, com certeza sim. Mas lá atrás? Tocar num corpo? Não ia dar.
Isso mudou a minha vida.
Quantas pessoas estão prontas pra te ajudar em momentos tão… desafiadores? Sem hesitar, sem reclamar, sem julgar… segurando na sua mão e te mostrando o caminho? É raro, né? Eu tive a sorte de ter a Gabi cmg. Não é à toa que o meu pai amava ela de paixão. Ele já sabia.
Apesar de ser um dia cheio de saudades, é também um dia em que eu agradeço por tudo que vivi há 7 anos atrás. Aprendi coisas sobre a vida que eu não poderia ter aprendido de outro jeito. E esse é o grande barato.
Obrigada, pai.