Inovação é igual a sobrevivência. Nesta era de disrupção generalizada, as empresas devem inovar continuamente, criando novos mercados, experiências, produtos, serviços, conteúdos ou processos. Então, como os líderes podem incentivar a inovação?
É mais do que recrutar as mentes mais brilhantes do mercado. Embora o melhor talento seja claramente um ativo, as pessoas precisam da cultura certa para florescer.
As organizações que querem prosperar, precisam ter uma liderança ousada, com uma equipe diversa, ambiente acolhedor que oferece liberdade para que as pessoas se sintam livres para criar e, políticas e práticas que se abstenham de preconceitos na atração e retenção de pessoas.
A cultura de igualdade tem este poder: É um poderoso multiplicador de inovação, crescimento, em que todos podem se desenvolver, ter as mesmas oportunidades e prosperar, e promove a mentalidade de inovação que, segundo o estudo Getting to Equal 2019, é seis vezes maior nas culturas mais iguais do que nas menos iguais.
Mas, os benefícios dessa cultura não está apenas no bem estar dos funcionários e colaboradores, ela também tem impacto positivo no fator econômico.
Conforme uma pesquisa da empresa de consultoria e gestão, McKinsey & Company, empresas com diversidade melhoram os seus resultados, e possuem 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do que aquelas empresas do mesmo setor que não possuem práticas de diversidade.
Portanto, construir uma cultura de igualdade deve ser uma prioridade nos negócios.
Se as pessoas se sentirem pertencentes ao ambiente em que estão, forem valorizadas por seus empregadores por suas contribuições, perspectivas e circunstâncias únicas, elas terão mais poder para inovar.
Não é à toa que as pessoas que fazem parte de empresas com culturas de igualdade veem menos barreiras para inovar no trabalho e têm menos medo de falhar do que aquelas que pertencem a organizações que não cultivam a diversidade e inclusão.
Quer um time mais engajado e soluções inovadoras? O segredo é cultivar a cultura de igualdade para resultados acima da média.
Fonte: Empreenda Êxito